terça-feira, 19 de maio de 2009

Linha da Copa deverá começar em 2010

Em reunião na tarde desta segunda-feira na presidência do S.C. Internacional, os dirigentes colorados ofereceram apoio para divulgar a Linha da Copa, que terá, entre as 16 estações, uma próxima ao Beira-Rio. Com os novos ajustes, o trajeto será de 15,3 quilômetros, custará R$ 2,5 bilhões e irá até o Campus Agronomia da UFRGS.

. O superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Humberto Kasper, apresentou o projeto do Metrô de Porto Alegre - Linha da Copa à direção do Inter, no Beira-Rio. O presidente Vitorio Piffero, e o vice-presidente de patrimônio do Clube, Emídio Ferreira, que assistiram à apresentação, conheceram o traçado atual do projeto, que contempla o clube com a Estação Beira-Rio, uma das 16 que fazem parte do trajeto. A previsão é de que as obras comecem em 2010.

. A Linha da Copa faz parte do Plano Integrado de Transportes e Mobilidade Urbana (PITMurb), que está sendo desenvolvido com a participação das três esferas de Governo (Trensurb, Metroplan e EPTC) e que prevê integração com os outros modais de transporte coletivo da Capital e Região Metropolitana de Porto Alegre. Kasper salientou que a nova linha "atenderá uma demanda de 290 mil passageiros/dia, além de gerar empregos diretos e indiretos para 184 mil pessoas". A nova linha passará por 15 bairros, atingindo diretamente 105 mil habitantes que moram nos 400 metros do entorno das estações.

. A conclusão dessa primeira fase do projeto está prevista para até 2013, com saída do Mercado Público, passando pelas avenidas Borges de Medeiros, indo até o cruzamento da José de Alencar com Padre Cacique, próximo de onde está prevista a Estação Beira-Rio, depois passará pela Rótula do Papa, no bairro Azenha, avenida Bento Gonçalves até a avenida João de Oliveira Remião, próximo ao Campus da UFRGS. A proposta prevê a compra de 44 trens com capacidade para 1.080 passageiros (40 para entrar na linha e quatro reservas) para a primeira fase e um cronograma anual de investimentos para implantação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário